Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 23 de Outubro de 2017
(077) 9995-1050 / 9837-3618
redacao@brumadoverdade.com.br


Untitled Document


Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) interromperão, nesta quarta-feira (2), as atividades por conta da mobilização pela derrubada do veto da Presidência da República ao Projeto de Lei nº 28/15. O referido Projeto de Lei, que trata da recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, tramita desde 2009 nas casas legislativas. Passando por todas as comissões no Congresso Nacional, recentemente foi aprovado, por unanimidade, no Senado Federal. Em 21 de julho, sofreu o veto da Presidente da República. A expectativa da categoria é de que o Congresso Nacional coloque em pauta e vote no sentido de derrubar o veto presidencial. Desde o início do movimento da categoria, neste ano, o Presidente do TRE-BA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, afirmou publicamente seu apoio à reivindicação dos servidores do Poder Judiciário.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Os moradores de Salvador devem enfrentar blitz mais frequentes nas ruas da capital baiana a partir desta semana. As ações fazem parte de uma determinação do governador da Bahia, Rui Costa, com o objetivo de intensificar o controle de veículos e coibir a violência. Durante o anúncio, feito nesta segunda-feira (31), o gestor pediu a compreensão da população para os transtornos que as blitze possam causar à fluidez no trânsito, mas afirmou que a intensificação da fiscalização nas ruas será necessária para diminuir o uso de armas de fogo. “É melhor o transtorno passageiro, de ter o carro revistado, e ter o ônibus revistado, do que ter a dor de perder um ente querido”, defendeu.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Salvador continua a ser a terceira maior capital do Brasil, mostra uma estimativa da população brasileira divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). De acordo com os dados, a cidade baiana possui 2.921.087, atrás de São Paulo, com 11.967.825, e Rio de Janeiro, com 6.476.631. Mas Salvador pode perder seu “lugar no pódio” caso a tendência de crescimento da população se mantenha. Quarto lugar da lista, Brasília possuía, em 2014, uma diferença de 50.555 pessoas para a capital baiana. Em 2015, essa diferença passou para apenas 6.257 habitantes. Já em relação aos municípios do interior baiano, Feira de Santana é o que mais se destaca, com 617 mil habitantes. O segundo maior é Vitória da Conquista, com 343 mil, e o terceiro é Camaçari, com 219 mil. Já a menor cidade do estado é Catolândia, com 3.672 habitantes, seguida de Lajedinho, com 3.974, e Lafaiete Coutinho, com 4.020 habitantes.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Ilustrativa

A capital baiana passa a ser uma das cidades do mundo que celebram o Dia Mundial Sem Carro. Decreto no Diário Oficial do Executivo, em 21 de agosto, oficializa a comemoração para 22 de setembro. O objetivo, de acordo com o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), é chamar a atenção da sociedade para os problemas causados pelo uso intenso de automóveis. "É o dia em que podemos demonstrar que é possível viver sem o carro, adotando outros meios de transporte e locomoção", explicou. Na avaliação do comunista, autor do projeto de lei que institui a data, o público pode se responsabilizar a agir de forma sustentável.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

A Bahia é destaque no levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Nós triplicamos a geração de energia eólica, ocupando o segundo lugar entre os 10 maiores Estados geradores, atrás apenas do Rio Grande do Norte, e a frente de Estados como o Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco, resultado de um trabalho sério e comprometido com o futuro. Temos Parques Eólicos em alguns municípios, a exemplo de Caetité, Guanambi, Igaporã, Pindaí e Brotas de Macaúbas, com o bom andamento para implementação em Brumado e Riacho de Santana, vamos reafirmar a posição de destaque de nosso Estado na geração de energia limpa. 

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Por inciativa do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, o Conselho da Magistratura, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (19), aprovou o indicativo para conceder a Medalha Mérito da Magistratura da Bahia ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski. O ministro estará em Salvador na próxima sexta-feira (28) para implantar no estado o projeto Audiência de Custódia. A honraria tem a finalidade de agraciar, de acordo coma Resolução nº 1/2009, “personalidades nacionais ou estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados, direta ou indiretamente, ao Poder Judiciário da Bahia”.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

O carro do prefeito de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, Marlos André (PT), foi incendiado na madrugada desta terça-feira (4). Segundo a Delegacia Territorial, a ação criminosa ocorreu por volta das 3h20. Ainda não há suspeitas dos autores do crime nem da motivação. O caminhão F 400, de propriedade de Marlos André, estava estacionado em frente à residência dele na Rua Antonio Loureiro, no bairro Novo em Pindobaçu. A casa também teria sido  atingida pelo fogo. Segundo informações do site RF Notícias, o prefeito se mostrou preocupado e disse que passará a tomar medidas de segurança pessoal. Ele lembrou do assassinato de seu pai, Marlos Wanderlei, ex-prefeito de Pindobaçu, ocorrido em 25 de maio de 1989. De acordo com informações de um segurança da residência do prefeito, uma moto teria parado em frente à casa, momentos antes do ocorrido. O corpo de Bombeiros da cidade de Senhor do Bonfim foi acionado e controlou o fogo. 

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

O processo para a implantação de novas rádios comunitárias está aberto e, segundo o Ministério das Comunicações, deve contemplar 73 cidades baianas, como Rio de Contas,  Livramento, Caetité e Guanambi fazem parte uma lista de 699 municípios que serão beneficiados em todo o País, como anunciado no portal do ministério. A ação faz parte do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO), que prevê também novas TVs educativas em cinco localidades na Bahia, e rádios FM, que no estado devem chegar a 18 cidades. O plano terá grande abrangência no estado, deixando a Bahia entre os entes federados com mais ofertas. A partir de agora, as entidades interessadas devem acompanhar a publicação de editais para participar da concorrência. O passo a passo exigido está mais simples, o que garantirá um ritmo mais rápido, conforme o ministério. Para as rádios comunitárias, a documentação, que antes continha mais de 30 documentos, passou a ter sete. A mesma quantidade é solicitada agora para as educativas.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Reprodução

A Bahia é o estado número um em mortes por choque elétrico no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o estado registrou 68 óbitos no ano passado. O estudo foi o primeiro detalhado sobre o tema e analisou notícias veiculadas em todas as mídias e redes sociais do país. Na Bahia, os números oficiais apontam para um quadro ainda mais alarmante. A Secretaria da Saúde do estado (Sesab) indica que foram registrados 127 óbitos em 2014. O engenheiro elétrico Edson Martinho, que participou da pesquisa nacional, afirma que os acidentes aconteceram, em sua maioria, dentro das residências, devido à má conservação do sistema de energia.

De acordo com ele, as instalações precisam de manutenção a cada cinco anos. Isso porque o isolamento dos cabos pode ser danificado durante a construção da casa, em obras, ou até mesmo com o passar do tempo. "Outra questão é que os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais potentes. As instalações elétricas precisam acompanhar esse desenvolvimento, para suportar a carga", explica. Essas revisões precisam ser feitas por profissionais comprovadamente capacitados, defende o engenheiro. Na inspeção, são analisados: Condutor de proteção, fio terra, dispositivo DR (proteção contra choques elétricos e incêndios) e dimensão dos cabos.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

O ex-senador Antônio Carlos Magalhães prestará o seu nome ao futuro Centro Administrativo de Salvador, de acordo com projeto de lei de autoria do vereador Leo Prates (DEM), aprovado na Câmara Municipal de Salvador nesta quarta-feira (29). O Centro se chamará Prefeito Antônio Carlos Peixoto de Magalhães em homenagem à sua gestão na prefeitura de Salvador, entre 1967 e 1970. O centro administrativo faz parte do planejamento do prefeito ACM Neto (DEM) para modernizar a gestão da cidade.

COMENTE ESTA NOTÍCIA



Primeira página  1  2    3    4    Ultima página   
Busca:
 
Publicidade:
Facebook:
Editorias:
(41)
(0)
Acidentes (134)
Artigo (53)
Bahia (210)
Brasil (235)
Brumado (945)
Ciência (42)
Cidades (213)
Crônicas (8)
Cultura (193)
Curiosidades (284)
Economia (199)
Educação (271)
Esporte (291)
Eventos (25)
História (2)
Homenagem (65)
Justiça (194)
Música (77)
Medicina (54)
Meio Ambiente (110)
Mundo (72)
Poesia (0)
Polícia (660)
Política (806)
Publicidade (554)
Religião (84)
Saúde (285)
Turismo (11)
Variedades (658)
Untitled Document
Brumado Verdade © 2013. Todos os direitos reservados
(077)- 9995-1050 / 9800-4360 | redacao@brumadoverdade.com.br