Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 25 de Junho de 2017
(077) 9995-1050 / 9837-3618
redacao@brumadoverdade.com.br


Untitled Document


Foto: Divulgação

O Papa Francisco anunciou nesta terça-feira (1º) que os padres de todo o mundo poderão conceder, durante o ano do Jubileu, perdão às mulheres que fizeram aborto e aos médicos que realizaram o procedimento, um pecado que considera um drama "injusto" e "uma derrota".

O anúncio foi feito por meio de uma carta ao presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, na qual autoriza todos os padres durante o ano do Jubileu, que começa em dezembro, a absolver as mulheres que se arrependeram do aborto.

"Conheço bem as condições que conduziram a (as mulheres, NR) a esta decisão. Sei que é um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que levavam em seu coração uma cicatriz por esta escolha sofrida e dolorosa", escreveu o Papa que nasceu na América Latina, onde o aborto é ilegal em muitos países.

 "Alguns vivem o drama do aborto com uma consciência superficial, quase sem perceber o gravíssimo mal que comporta um ato deste tipo. Muitos outros, porém, inclusive vivendo este momento como uma derrota, consideram não ter outro caminho por onde ir", completa."O perdão de Deus não pode ser negado a qualquer um que tenha se arrependido", ressalta o pontífice ao anunciar a medida excepcional.

"Eu decidi conceder a todos os padres para o Ano Jubilar (8 de dezembro de 2015 a 1 de setembro de 2016), apesar de qualquer questão contrária, a faculdade de absolver do pecado do aborto aqueles que o tenham praticado e arrependidos de coração pedem por isto o perdão", escreveu Francisco.

"Os padres devem se preparar para esta grande tarefa, sabendo conjugar palavras de genuína acolhida com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido, e indicar um caminho de conversão verdadeira", explica. Segundo as normas da Igreja, os bispos são os responsáveis por conceder o perdão de acordo com o caso.

 

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

É pra balançar Brumado! Todos os Anos a Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz realiza a Festa da Luz, um evento para resgatar a juventude e proporcionar uma evangelização de uma forma diferente atendendo ao mandato do Senhor “Ide Evangelizar”. Esse ano a Festa da Luz traz a temática a Festa pela Paz e acontece no dia  26 de Setembro de 2015 na avenida centenário em Brumado, será uma caminhada Trio eletrizada ao som da Banda Alto Louvor da Comunidade Católica Shalom de Salvador e o MFP ( Ministério Filhos da Paz), da comunidade CARP. Os abadas pode ser adquiridos na loja CARP,  na Secretaria Paroquial ou com os comissários. Maiores informações entre em contato pelo tel. 77- 3441-5610. Realização CARP

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Freira foi beatificada em 2010 e é motivo de devoção para muitos fiéis. Foto: Reprodução

Há 82 anos a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, 19 anos, iniciava a vida religiosa. A mulher que ficaria conhecida como o Anjo Bom da Bahia dava os primeiros passos de uma vida de fé e humildade. Nesta quinta-feira (13), devotos de Irmã Dulce lotaram o santuário em homenagem a freira, no Largo de Roma. No dia 13 de agosto de 1933 Maria Rita herdou o hábito de freira e mudou o nome para Irmã Dulce – em homenagem à mãe. A data foi escolhida como festa litúrgica da beata baiana e atraí milhares de fiéis. Todos os anos, nessa data, são celebradas diversas missas no Santuário de Irmã Dulce, que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). 

Nesta quinta-feira, as celebrações começaram às 6h30 com a oração das mil Aves Marias. Às 8h foi realizada a missa dos enfermos, seguida da Benção do Santíssimo, às 15h, e uma missa de encerramento será realizada às 17h. A missa solene foi celebrada às 10h e presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. “Irmã Dulce nos lembra que a santidade é para as pessoas simples e que aceitam colocar Deus em primeiro lugar. A santidade está muito mais próxima de nós do que nós imaginamos. Podemos aprender com ela a simplicidade, a ver em cada pessoa o rosto de Jesus e a fazer pequenas coisas com os dons que Deus nos dá”, afirmou. 

Em uma cadeira de rodas, a idosa Maria Olga da Silva, 86 anos, acompanhou a missa solene do início ao fim. Ela mora no abrigo da OSID e se disse agradecida a freira. “Tenho muita fé nela e agradeço todos os dias. A missa está linda”, disse. A assessoria do Santuário não contabilizou quantos fiéis visitaram o espaço nesta quinta-feira, mas informou que grupos de Feira de Santana, São Sebastião do Passé e Fortaleza (CE) participaram das missas.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade.

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06), a procissão em homenagem ao nosso Bom Jesus, Padroeiro de Brumado, pelas principais ruas do centro da cidade, que teve início às 17h0. Logo após a Caminhada da Fé pela ruas da cidade, foi celebrado uma Missa Solene na Praça ao ar livre, pelo Padre Waldech Brito e convidados. Desde o dia 28 de julho vinha acontecendo novena todos os dias na Praça da Matriz e a culminância final teve a participação de convidados e a comunidade católica brumadense vinda de várias localidades. (Confira as Fotos: http://www.brumadoverdade.com.br/eventos)

Esteve presente na celebração o Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, Administrador Diocesano e Pároco de Caculé, Pe. Jordano Viana Fernandes, Pároco de Ibiassucê, Pe. Alex Adriano Rocha Barbosa, Coordenador da Comunidade Sacerdotal "in solidum" de Guanambi e Pe. Waldech e Pe. Eutrópio, padres da Comunidade Sacerdotal de Brumado.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Reprodução

A 324ª Romaria de Bom Jesus da Lapa, que termina nesta quinta-feira (6), tem contado com o apoio técnico da Defesa Civil do Estado (Sudec) nas ações preventivas desde o último dia 29, além da participação de voluntários e agentes comunitários de saúde. A expectativa é que cerca de 500 mil turistas da Bahia e de outros lugares participem do evento, que começou no dia 28 de julho, com a novena preparatória. Na entrada da cidade foi instalada uma barreira sanitária, onde voluntários da Defesa Civil orientam fiéis e turistas sobre as normas de segurança em grandes aglomerações e fornecem dicas de higiene para evitar a proliferação de doenças infectocontagiosas, além de distribuir kits com reidratante oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo e panfletos educativos. Os acampamentos também recebem a atenção dos voluntários, e os veículos passam por vistoria e higienização. O mesmo trabalho é feito em outras áreas da cidade por servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. O santuário recebe, por ano, uma média de 1,8 milhão de visitantes e é o terceiro maior em atração de peregrinos católicos do Brasil, atrás de Aparecida do Norte (SP) e Juazeiro do Norte (CE). A Defesa Civil deve retornar às atividades em setembro, quando acontece a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, festa que também registra grande fluxo de turistas.


COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Uma menina de 11 anos foi ferida por uma pedra na cabeça ao deixar um culto de candomblé na Penha, zona norte do Rio de Janeiro na última terça-feira (16). Segundo testemunhas, a menina foi atacada por evangélicos caracterizando vítima de intolerância religiosa. Com a pedrada, a jovem chegou a desmaiar e perder momentaneamente a memória. A ocorrência foi registrada na 38ª Delegacia de Polícia (Brás de Pina, na zona norte) como lesão corporal e prática de discriminação religiosa. Policiais buscam câmeras da região que tenham flagrado o crime. Os autores da pedrada, que seriam dois homens, conseguiram fugir. Pouco antes da agressão, eles teriam xingado e provocado os adeptos do candomblé que estavam com a menina.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195. Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio. De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações. O Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina, assim como o dia de São João e São Pedro. O Dia de Santo Antônio é comemorado a 13 de junho por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220). Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte. A canonização de Santo Antônio aconteceu poucos anos após sua morte, e muitos consideram que terá sido uma das canonizações mais rápidas da história.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

O papa Francisco autorizou o julgamento por "abuso de poder" de bispos que eventualmente acobertaram padres denunciados por abuso sexual de menores, informou o Vaticano nesta quarta-feira (10).

Os casos serão julgados por um novo tribunal, uma seção judiciária que estará a cargo de uma sessão da Congregação para a Doutrina da Fé, o braço do Vaticano para doutrinamento, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Segundo ele, os bispos poderão ser julgados se falharam em tomar medidas que preveniriam os atos de abuso. A partir de agora, a ongregação para a Doutrina da Fé será a responsável por julgar os bispos em relação ao delito de "abuso de poder episcopal". Esse delito foi revisado porque já existia no direito canônico, mas agora estão estabelecidos os mecanismos para abordar os casos, completou Lombardi.

Esta é uma reforma importante para mostrar o compromisso de Francisco na luta contra o abuso sexual de crianças por religiosos. Ele criou no ano passado uma comissão, formada por 17 pessoas de várias nacionalidades e vários laicos, incluindo representantes das vítimas, para lutar contra a ocultação de abusos, uma prática corrente nas últimas décadas dentro da Igreja Católica.

Parte dos trabalhos da comissão é ajudar as dioceses a colocar em prática ações para prevenir o abuso e trabalhar com as vítimas no processo de superação dos traumas. Oito membros são mulheres. Francisco autorizou recursos para a criação do tribunal, como a alocação de pessoal. Ele também irá nomear um secretário para auxiliar o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no trabalho. O Papa ainda estabeleceu um período de cinco anos para desenvolver a nova seção judiciária e realizar uma avaliação formal de sua eficácia.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

A Comunidade CARP, presente na Paroquia de Brumado, vai  promover no município o aprofundamento e cura Interior com o tema. "Ele sara às nossas feridas e cura o coração atribulado. Sl 146,3, a realizar-se dos dia 12 a 14 de junho de 2015 no auditório do Colégio Nice Públio, com a presença do Padre Mariano - com Aliança de Misericórdia, Padre Euzébio - Comunidade Canção Nova e Jorge Alberto - fundador da CARP. Entrada 1kg de alimento não perecível.

COMENTE ESTA NOTÍCIA



Primeira página  1  2    3    4    Ultima página   
Busca:
 
Publicidade:
Facebook:
Editorias:
(41)
(0)
Acidentes (134)
Artigo (53)
Bahia (210)
Brasil (235)
Brumado (945)
Ciência (42)
Cidades (213)
Crônicas (8)
Cultura (193)
Curiosidades (284)
Economia (199)
Educação (271)
Esporte (291)
Eventos (25)
História (2)
Homenagem (65)
Justiça (194)
Música (77)
Medicina (54)
Meio Ambiente (110)
Mundo (72)
Poesia (0)
Polícia (660)
Política (806)
Publicidade (554)
Religião (84)
Saúde (285)
Turismo (11)
Variedades (658)
Untitled Document
Brumado Verdade © 2013. Todos os direitos reservados
(077)- 9995-1050 / 9800-4360 | redacao@brumadoverdade.com.br