Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 23 de Outubro de 2017
(077) 9995-1050 / 9837-3618
redacao@brumadoverdade.com.br


Untitled Document


Foto: DivulgaçãoApresentador foi infectado por uma forma branda da doença.

O apresentador Pedro Bial passa bem e já está em casa, após ter sido diagnosticado com malária, segundo comunicado divulgado pela Globo, nesta sexta-feira, 4. Bial foi infectado em uma viagem curta a Santos, no litoral paulista. Ainda de acordo com a assessoria da emissora carioca, ele contraiu uma forma "branda" da malária. O jornalista está confirmado na série global Supermax, onde vai interpretar um apresentador de reality show e também volta a assumir o BBB Brasil, em 2016.

 

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação Estadual de Imunização, informa que em função de não ter cumprido a meta de vacinar no mínimo 95% da população alvo contra a pólio, está prorrogando até o dia 10 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação nos municípios que não conseguiram vacinar a sua população de seis meses a menos de cinco anos. Até agora, foram vacinadas na Bahia 594.639 crianças, dando um percentual de cobertura de 62,24%. De acordo com o Ministério da Saúde, este ano 95% das crianças, dentro da faixa etária preconizada, devem ser vacinadas. Na Bahia, devem ser imunizadas contra a doença 955.471 crianças. Já foram realizados dois sábados de Dia D de Vacinação, mas mesmo assim a população não tem dado a resposta esperada pela Sesab.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Gilberto Chierice coordenou as pesquisas com a fosfoetanolamina sintética. (Foto: Reprodução)

Um professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) acredita que conseguiu desenvolver uma substância que pode curar o câncer. Gilberto Orivaldo Chierice coordenou por mais de 20 anos os estudos com a  fosfoetanolamina sintética, que imita uma substância presente no organismo e sinaliza células cancerosas para a remoção pelo sistema imunológico. “A fosfoamina está aí, à disposição, para quem quiser curar câncer”, disse o especialista. O professor aposentado explicou que, com a ingestão das cápsulas, as células cancerosas são mortas e o tumor desaparece entre seis e oito meses de tratamento. "Mas é evidente que um caso é diferente do outro", afirmou, reforçando que o período pode variar de acordo com cada sistema imunológico.  Se não for possível aqui, a melhor coisa é outro país fazer porque beneficiar pessoas não é por bandeira. A humanidade precisa de alguém que faça alguma coisa para curar os seus males." Gilberto Chierice, pesquisador

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Você já fez o exame de toque retal? Esse assunto é, na maioria das vezes, motivo de piadinha entre os homens. O problema é que esse preconceito tolo pode às vezes pode custar à vida. Esse exame deve ser feito por todos os homens com mais de 40 anos. É simples, não dói e dura no máximo 15 segundos, ou seja, um pequeno tempo que pode salvar a sua vida. Esse exame é muito importante para diagnosticar o câncer de próstata quando ele ainda está no estágio inicial. A vantagem é que quando é descoberto nesse estágio, é muito mais fácil tratar e curar a doença. Os casos de morte acontecem, na maioria das vezes, por que a pessoa não fez o exame e quando o câncer foi diagnosticado, já estava muito desenvolvido e a cura não foi possível. Quando você se submete ao exame, qualquer irregularidade que for notada pelo médico urologista já fará com que ele tome as providencias necessárias, faça exames para confirmar a existência do câncer e comece o tratamento. Quando isso não é feito, o câncer fica lá se desenvolvendo, sem controle e só apresentará os primeiros sintomas 4 anos depois de começar. Com tanto tempo assim se desenvolvendo livremente, o tumor já estará grande e pode ter se instalado em locais que dificultam o sucesso do tratamento. Tudo isso pode ser evitado através de um exame simples, de 15 segundos, que é feito apenas uma vez por ano.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Reprodução

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Foi na década de 1980 que o Brasil registrou o maior percentual de fumantes. O primeiro inquérito nacional (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, PNSN - 1989) revelou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco.

Para as ações de 2015, o tema escolhido foi o narguilé e a iniciação ao fumo. Utilizado pela primeira vez em 2013, o tema se mantém atual, pois de acordo com dados do Ministério da Saúde, o consumo do narguilé vem aumentando, principalmente entre jovens do sexo masculino.

De uso coletivo e aparência exótica, o narguilé pode parecer menos nocivo que outros produtos de tabaco fumados, por usar um filtro d água e, muitas vezes, aromatizantes e flavorizantes (aditivos que conferem aroma e sabor agradáveis ao tabaco). Mas usado em longo prazo, assim como todos os produtos de tabaco fumados, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, o fumante pode ficar exposto ao vírus do herpes, a outras a doenças da boca, à hepatite C e à tuberculose.

O objetivo da campanha é alertar sobre os perigos de fumar o narguilé e reforçar a ideia de que o cachimbo d água, como também é conhecido, é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro.  O público-alvo são adolescentes e adultos jovens (entre 13 a 35 anos), de ambos os sexos, fumantes ou não. A estratégia é prevenir a experimentação e a iniciação, que acontece principalmente entre os 13 e os 25 anos.



COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Reprodução

Neste sábado (29) acontecerá mais um Dia D de vacinação contra a Pólio na Bahia.  A decisão foi tomada em função da baixa procura pela vacina nos postos de vacinação no estado. Para se ter uma ideia, a campanha nacional começou no dia 16 e prosseguirá até o dia 31, coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), conseguiu imunizar até hoje pouco mais de 50% da população alvo, que é formada por crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na Bahia, devem ser imunizadas contra a doença 955.471 crianças. Dessas, já tomaram a vacina 480.623. De acordo com a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, este ano, o Ministério da Saúde determinou que 95% da população alvo, ou seja, no mínimo 907.698 crianças, devem ser imunizadas contra a doença no estado. A Sesab espera que os pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos para vacinarem contra a pólio e atualizarem o calendário vacinal. Além disso, A SMS também estará administrando doses de Vitamina A para os menores de cinco anos. Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, portanto é muito importante a continuidade desse trabalho que visa evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

A Diagnoson a+, do Grupo Fleury, traz para a Bahia um novo exame para diagnóstico de nódulos tiroidianos. O Afirma Test ou Perfil de Expressão Gênica (PEG) permite, a partir do material coletado numa simples punção do nódulo de tiroide indeterminado, avaliar a expressão de 167 genes (142 genes que identificam nódulos benignos e mais 25 genes para neoplasia de tiroide). Nestes casos, um resultado benigno no Afirma Test poderia, a critério médico, poupar o paciente de uma cirurgia de retirada do nódulo. “Atualmente, os resultados de significado indeterminado obtidos das amostras citológicas representam um verdadeiro desafio para a equipe que cuida do paciente. A realização desse novo teste, aqui mesmo em Salvador, nos permitirá ofertar ao médico subsídios para escolher a conduta mais adequada, inclusive evitando eventuais cirurgias desnecessárias”, completa o médico radiologista da Diagnoson a+, Vladimir Monteiro Fernandes.

Nos últimos anos, houve um aumento do número de nódulos tiroidianos diagnosticados devido à utilização crescente de exames de imagem da região cervical (principalmente a ultrassonografia de tiroide), com isso a incidência de nódulos à palpação que é de 4 a 7% passou para 30 a 50% após realização da ultrassonografia de tiroide. Contudo, apesar desse aumento de frequência, apenas 5% dos nódulos de tiroide são malignos.

Neste contexto, a realização da punção da tiroide com coleta de material para estudo citológico é o exame mais importante para diferenciação entre nódulos benignos e malignos. Porém, entre 15% e 30% dos resultados citológicos podem ser indeterminados, não possibilitando esta diferenciação. Nestes casos, estudos mostram que, em cada dez cirurgias feitas para a retirada do nódulo ou parte da tiroide, apenas três apresentam carcinoma, ou seja, a maior parte dos pacientes não precisava ter realizado a cirurgia. Diante desse cenário, o maior desafio é melhorar a acurácia diagnóstica nos nódulos e preservar os pacientes que apresentam nódulos benignos de cirurgias desnecessárias. Embora o estudo do material da punção seja o melhor método para se diferenciar os nódulos benignos dos malignos, nos casos de resultados indeterminados o médico e o paciente ficam em dúvida quanto ao diagnóstico.

O novo exame, oferecido em Salvador, exclusivamente pela Diagnoson a+, denominado Afirma Test ou Perfil de Expressão Gênica (PEG), propõe uma solução para esse dilema. É importante dizer que este novo teste foi confirmado em importantes estudos publicados em periódicos internacionais.

Quando realizar o exame: Perfil de Expressão Gênica (Afirma Test)

A partir do ultrassom de tiroide é possível avaliar o tamanho e as características do nódulo. Os nódulos com mais de um centímetro ou com características suspeitas de malignidade (margens irregulares, presença de calcificações, entre outras), com dosagem de TSH normal, devem continuar a investigação com estudo citológico obtido pela punção aspirativa com agulha a fim de se esclarecer se são benignos ou malignos. Nos casos indeterminados, o Afirma Test pode ser utilizado para complementar o estudo citológico. A amostra do material obtido na punção de tiroide será enviada para análise nos Estados Unidos,  onde será avaliada a expressão dos genes.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Reprodução

Em função da constante baixa nos estoques de sangue dos hospitais baianos, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), realiza neste sábado (29), no hemocentro coordenador em Salvador, mais uma edição do programa Sabadão Solidário. O Sabadão Solidário é uma ótima opção para as pessoas que desejam doar sangue, mas que trabalham ou exercem atividades durante a semana. O hemocentro coordenador da Hemoba está localizado na Avenida Vasco da Gama, ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE) e estará funcionando das 7h30 às 18h. O candidato à doação voluntária de sangue deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, apresentar documento de identificação oficial com foto (válido em todo o território nacional). Além destas exigências básicas, a Fundação Hemoba fará uma triagem clínica com o candidato para verificar as condições de doação.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

Os pais ou responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos devem levar os pequenos neste sábado (15) a um dos postos de vacinação para que sejam imunizados contra a poliomielite. O horário de vacinação encerra às 17 horas. É recomendado que se leve a caderneta de vacinação. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece até o dia 31 agosto, e é promovida pelo Ministério da Saúde, via Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os 417 municípios da Bahia participam da campanha. No estado, serão 3.600 postos de vacinação. Em Salvador, de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão instalados mais de 350 pontos de imunização, contando com todos os postos de saúde, que estarão abertos, e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda. São 955.417 crianças na Bahia, dentro da faixa etária para serem imunizadas. O Ministério da Saúde determinou que, este ano, 95% da população alvo deverá ser vacinada contra a poliomielite, ou seja, no mínimo 907.698 menores de seis meses a menos de 5 anos. Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde das crianças seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. Estarão disponíveis para esta ação, todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Foto: Divulgação

A Unidade de Coleta e Transfusão  do Hemoba em Brumado, realiza neste sábado (15), o Sabadão “Solidário.” O objetivo é manter o estoque de sangue em condições satisfatórias para atender as demandas do hospital do município e região. A necessidade de sangue é constante, muitas transfusões acontecem diariamente, fazendo a diferença entre a vida e a morte de muitos pacientes e para continuar suprindo as necessidades no estoque de sangue o HEMOBA Brumado solicita que a população de Brumado e região compareça para o ato de doação. Com baixíssimo de Sangue, e em falta de alguns tipos precisa de doação URGENTE. Para ser um doador é necessário apresentar documento com foto, pesar acima de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16 e 69 anos. O atendimento acontece das 7h às 11h0 na unidade  Hemoba  Brumado que fica situada na Rua Manoel Fernandes dos Santos 87 - Jardim Brasil - Brumado–BA. Maiores informações: (77) 3441-1363. Doe sangue e salve VIDAS!

COMENTE ESTA NOTÍCIA



Primeira página  1  2    3    4    Ultima página   
Busca:
 
Publicidade:
Facebook:
Editorias:
(41)
(0)
Acidentes (134)
Artigo (53)
Bahia (210)
Brasil (235)
Brumado (945)
Ciência (42)
Cidades (213)
Crônicas (8)
Cultura (193)
Curiosidades (284)
Economia (199)
Educação (271)
Esporte (291)
Eventos (25)
História (2)
Homenagem (65)
Justiça (194)
Música (77)
Medicina (54)
Meio Ambiente (110)
Mundo (72)
Poesia (0)
Polícia (660)
Política (806)
Publicidade (554)
Religião (84)
Saúde (285)
Turismo (11)
Variedades (658)
Untitled Document
Brumado Verdade © 2013. Todos os direitos reservados
(077)- 9995-1050 / 9800-4360 | redacao@brumadoverdade.com.br