Brumado Verdade — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 26 de Abril de 2024
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira (26)

26 abril 2024 | 0:19

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Foto: Assessoria/Inep

O prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira (26). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tags:

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

26 abril 2024 | 0:12

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA. Foto: Imagens Públicas

A medida foi tomada pela plataforma em função da resolução aprovada em fevereiro deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir o uso de inteligência artificial (IA) e determinar a adoção de medidas de combate à circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. Em nota, o Google informou que a restrição aos anúncios começará em maio, quando as resoluções do TSE entrarão em vigor.

A empresa também declarou que apoia a integridade das eleições. “Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, informou a empresa.

Leia mais »

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

26 abril 2024 | 0:04

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Foto: Divulgação/TSE

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados na manhã desta quinta-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”.

O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

Leia mais »

Ciro Gomes volta a atacar senadora do PT e diz que ela é ‘uma cortesã’

25 abril 2024 | 0:26

A senadora Janaína Farias (PT-CE) ainda não se posicionou em relação às falas de Ciro. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A senadora Janaína Farias (PT-CE) voltou a ser alvo dos ataques do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Ele afirmou nesta quarta-feira (24) que a parlamentar é “uma cortesã”. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Jornal Jangadeiro.

“Ela é simplesmente a pessoa que organizava as farras de Camilo Santana. O que tenho a ver com a vida particular de Santana? Nada. E dela? Nada. Agora, botar no Senado. A voz do Ceará no Senado, a mulher cearense é representada por uma cortesã”, disse Ciro Gomes, citando também o atual ministro da Educação e ex-governador. A senadora ainda não se posicionou em relação às falas de Ciro.

Janaína Farias é a segunda suplente de Camilo Santana, licenciado do Senado para exercer o cargo de ministro no governo Lula, e assumiu o mandato de senadora no dia 2 de abril. Anteriormente, quem ficou na função foi Augusta Brito (PT), a partir de fevereiro de 2023.

Leia mais »

Tags:

Robôs impulsionaram críticas de Musk a Moraes no X, mostra estudo

25 abril 2024 | 0:21

A pesquisa identificou e analisou cerca de 90,6 mil postagens, publicadas entre os dias 8 e 9 de abril. Fotos: Nelson Jr./SCO/STF e Reprodução/YouTube

Um levantamento sobre o embate entre o empresário Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no X (antigo Twitter) identificou que quase metade (47,9%) dos perfis que endossaram os argumentos de Musk, responsáveis por 53,7% dos compartilhamentos analisados, foram classificados como inautênticos, popularmente conhecidos como bots ou robôs. O estudo foi realizado pelo Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa identificou e analisou cerca de 90,6 mil postagens, publicadas entre os dias 8 e 9 de abril. As publicações partiram de 39 mil contas que postaram conteúdo em inglês e 30,5 mil em português. Os pesquisadores concluíram que 40,7% das postagens em inglês foram a partir de contas inautênticas, enquanto nos perfis em português essa taxa foi de 33,4%.

O próprio bilionário se diz contra a presença dos robôs na plataforma, comprada por ele em outubro de 2022. Naquele ano, Musk solicitou uma investigação para averiguar os números da plataforma, afirmando que poderiam chegar a 20% do total de contas existentes. Na última semana, ele afirmou que novos usuários do X terão que pagar “pequenas taxas” para publicar mensagens na rede durante os três primeiros meses, como medida para combater os bots.

Leia mais »

Tags:

Drauzio alerta governos Lula e Bolsonaro: ‘Teremos uma nova pandemia’

25 abril 2024 | 0:13

Segundo Varella, “assim que surgirem os primeiros casos de uma doença desconhecida em nosso território, será necessário detectá-los de imediato. Imagem: Reprodução/YouTube

Ao chamar atenção das autoridades sobre uma nova pandemia em breve, o médico Drauzio Varella sinalizou que as autoridades do Governo Federal precisam estar preparadas para responder ao problema. A declaração foi publicada em um artigo no jornal Folha de São Paulo.

“A próxima emergência em saúde pública não pode provocar tragédia semelhante à da Covid-19. Faz falta um órgão técnico adaptado à nossa realidade, com recursos financeiros, gestão moderna, livre de interferências políticas e com agilidade administrativa para contratar profissionais, desenvolver estudos colaborativos com as universidades e os institutos de pesquisa, integrado ao SUS com o objetivo de assessorá-lo e fortalecê-lo”, ressaltou.

O médico citou a postura dos governos Bolsonaro e Lula durante a pandemia de coronavírus. “Perderam a vida mais de 700 mil brasileiros na última pandemia. Não podemos ser pegos de surpresa outra vez. Não vamos repetir os mesmos erros, não é possível que não tenhamos aprendido nada”, emendou.

Segundo Varella, “assim que surgirem os primeiros casos de uma doença desconhecida em nosso território, será necessário detectá-los de imediato, isolar o agente causador, sequenciar seu genoma e caracterizar os modos de transmissão e o padrão de disseminação entre seres humanos e animais”.

Tags:

Adelmario Coelho, Dorgival Dantas e Flávio José antecipam clima junino em maio

25 abril 2024 | 0:08

O show Triângulo do Forró reúne três dos principais nomes do gênero, no dia 10 de maio, a partir das 20 horas. Foto: Assessoria

O clima junino vai tomar conta do Armazém Convention em maio. Com pouco mais de um mês para o São João, três dos principais nomes do forró se reúnem para promover um verdadeiro ‘arrasta pé’ em grande estilo. Adelmario Coelho, Dorgival Dantas e Flávio José se apresentam no dia 10 de maio, a partir das 20 horas, com o show ‘Triângulo do Forró’.

Dono de grandes clássicos juninos, os artistas prometem uma grande celebração da cultura nordestina como uma prévia das festas características da época, que se junta aos grandes espetáculos sediados no Armazém Convention em 2024.

SERVIÇO

Triângulo do Forró – Adelmario Coelho, Dorgival Dantas e Flávio José

Local: Armazém Convention

Abertura do Espaço: 20h

Início do Show: 22h

Data: 10 de maio de 2024

Vendas: Bilheteria Digital
https://www.bilheteriadigital.com/triangulo-do-forro-10-de-maio

Brumado: Forró do Sítio Novo All Inclusive adquira logo seu ingresso

24 abril 2024 | 7:03

Foto: Divulgação

Prepare-se para o evento mais esperado do ano: o Forró do Sítio Novo! Garanta seu ingresso agora na Bilheteria Digital, Contêiner Point do Ingresso ou Brasil Atacarejo.

Venha aproveitar muita música, comida típica e cerveja gelada no melhor All-Inclusive do interior da Bahia. Confira a incrível lista de atrações: Iguinho e Lulinha, Cícero Dantas, Eric Land, Buscapé Arreio de Ouro, Edigar Mão Branca, Cacau com Leite, Lucas Love e Forró Capim Santo. Marque na sua agenda: dia 25 de maio, às 17 horas, no Sítio Novo em Brumado. Te esperamos lá!

BNDES lançará edital de R$ 9,8 milhões do Fundo Amazônia para projetos indígenas

24 abril 2024 | 0:21

Inicialmente, serão contemplados 30 projetos, mas há perspectiva de financiamento de até 60. Foto: Mário Oliveira/Ministério do Turismo

O BNDES lançará na quarta-feira (24) um edital de R$ 9,8 milhões do Fundo Amazônia para gestão territorial e ambiental indígena. Inicialmente, serão contemplados 30 projetos, mas há perspectiva de financiamento de até 60. Ao todo, serão aportados R$ 53,8 milhões, dos quais R$ 17 milhões serão destinados apenas a organizações indígenas. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Segundo a publicação, no edital de quarta-feira, do projeto Dabucury, podem concorrer organizações indígenas que atuam nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O projeto Dabucury foi desenvolvido pela Coordenadoria Ecumência de Serviços e pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, com objetivo de cumprir as metas da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas, instaurada em 2012.

O lançamento do novo edital será na tenda da Coiab, no Acampamento Terra Livre, em Brasília e é o segundo projeto consecutivo do BNDES em parceria com a Coordenação. Na semana passada, o banco aprovou cerca de 60 milhões de reais para a proposta Redes Indígenas da Amazônia, apresentada pela The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil) e estruturada em parceria com a Coiab.

Tags:

Moraes atende PGR e determina que PF investigue a fundo fraudes nos cartões de vacina

24 abril 2024 | 0:15

“Acolho a manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral da República e determino o retorno dos autos à Polícia Federal”, diz o ministro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi atendido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a Polícia Federal (PF) que complemente a investigação sobre as fraudes nos cartões de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro, de sua filha, Laura, e de assessores do seu governo.

“Acolho a manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral da República e determino o retorno dos autos à Polícia Federal”, escreveu o ministro.

A decisão reabre o inquérito, que já havia sido dado como encerrado pela PF. O delegado Fábio Alvarez Shor apresentou o relatório final do caso no mês passado e sugeriu o indiciamento do ex-presidente e de outras 16 pessoas pela falsificação dos comprovantes de vacinação da covid-19.

Bolsonaro foi indiciado pela PF, mas Gonet afirmou que precisa de mais informações para decidir se oferece denúncia contra o ex-presidente

Tags: